segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Afinal, o que é essa bendita PNL?


O NOME

PNL significa Programação Neurolingüística.

Programação: É a codificação da experiência. Um programa é uma série de etapas destinadas à concretização de uma meta específica. Os resultados alcançados e os efeitos gerados em si e nos outros são conseqüência de seus programas pessoais. Existe uma seqüência de padrões de pensamento e comportamento que resulta em sua experiência. Através da conscientização dessas seqüências, você pode codificar a estrutura de sua própria experiência e da dos outros.

Neuro: Refere-se ao seu sistema neurológico, à forma como você usa os sentidos - visão, audição, tato, paladar e olfato — para traduzir sua experiência em padrões de pensamento, tanto conscientes quanto inconscientes. Está relacionado tanto à sua fisiologia quanto à sua mente, e a seu funcionamento como um único sistema. Grande parte da PNL tenta aumentar sua consciência em relação ao seu sistema neurológico e ensinar a administrá-lo.

Lingüística: Refere-se à forma como você usa a linguagem para entender sua experiência e como comunica essa experiência a si mesmo e aos outros. Seus padrões de linguagem são uma expressão de quem você é e de como pensa.

[Fonte: A Programação Neurolinguística e o sucesso nos negócios - A diferença que faz a diferença / Sue Knight]


A Programação Neurolingüística (ou simplesmente PNL) é um conjunto de técnicas ou recomendações que visam a auto-ajuda ou a melhoria da performance de uma pessoa numa determinada ação.

As técnicas da PNL têm aplicação em quase todas as atividades humanas.

[Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/PNL]


Um comentário:

Rowena Aranrot disse...

Apenas para ressaltar a última frase: “As técnicas da PNL têm aplicação em quase todas as atividades humanas.” Eu diria em todas as áreas se assim quisermos! Bênçãos plenas...

)O( Rowena Arnehoy Seneween