terça-feira, 19 de setembro de 2006

Conhece-te a ti mesmo!

Hoje convido você, estimado leitor, a realizar um rápido, porém bem interessante teste, criado com com base nos conceitos desenvolvidos por Carl G. Jung, Katharine Briggs e Isabel Myers. Dedique alguns minutos para realizar você também este teste (garanto que será um tempo bem investido) em http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Persona/TesteDePersonalidade.


E aí? Qual foi o seu resultado? O meu foi o perfil INFJ (Introverted iNtuition Feeling Judgement) . Se você também é INFJ, saiba que apenas 1% da população mundial tem características de personalidade como a sua, fazendo desse o tipo mais raro de todos. Literalmente, somos "peças raras"!!!

Veja a descrição completa deste perfil em http://dancaravida.blogspot.com/2006/08/infj-introverted-intuition-feeling.html .

Quantos de nós já ouvimos esta frase: - "Conhece-te a ti mesmo"? Muitos de nós, não é mesmo? Mas realmente - seja sincero - você se conhece de verdade? Ou acha que se conhece? Bem, se você realmente tem um bom conhecimento acerca de si mesmo, a PNL poderá ajudá-lo muito melhor e mais rapidamente. E as vantagens não são somente para o aprendizado e utilização da PNL, mas principalmente na forma como você se relaciona com o mundo exterior e o feedback (retorno) que você vai obter deste.

O autor dessa célebre frase foi Sócrates (imagem à esquerda).

Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.) (em grego Σωκράτης, Sōkrátēs) foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental.

Obra

Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego : Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.

Desde a juventude, Sócrates tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade. Ao contrário de seus predecessores, Sócrates não fundou uma escola, preferindo também realizar seu trabalho em locais públicos (principalmente nas praças públicas e ginásios), agindo de forma descontraída e descompromissada (pelo menos na aparência), dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e políticos de sua época.

Depois de algum tempo seguindo os ensinos dos naturalistas, Sócrates passou a sentir uma crescente insatisfação com o legado desses filósofos, e passou a se concentrar na questão do que é o homem - ou seja, do grau de conhecimento que o homem pode ter sobre o próprio homem.

Enquanto os filósofos pré-Socráticos, chamados de naturalistas, procuravam responder à questões do tipo: "O que é a natureza ou o fundamento último das coisas?" Sócrates, por sua vez, procurava responder à questão: "O que é a natureza ou a realidade última do homem?"

A resposta a que Sócrates chegou é a de que o homem é a sua alma - psyché, por quanto é a sua alma que o distingue de qualquer outra coisa, dando-lhe, em virtude de sua história, uma personalidade única. E por psyché, Sócrates entende nossa sede racional, inteligente e eticamente operante, ou ainda, a consciência e a personalidade intelectual e moral. Esta observação de Sócrates acabou por exercer uma influência profunda em toda a tradição européia posterior, até hoje.

Ensinar o homem a cuidar de sua própria alma seria a principal tarefa a ser desempenhada por ele. Sócrates acreditava vivamente ter recebido essa tarefa por Deus: "(...) Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo o que mais importa ao homem (...)."

Segundo Sócrates, a alma seria imortal e fadada a reencarnar tantas vezes fosse necessárias até a alma se aperfeiçoar de tal forma que não precisasse mais voltar a este planeta.

A maneira como Sócrates fazia as pessoas conhecerem-se a si mesmas também estava ligada à sua descoberta de que o homem, em sua essência, é a sua psyché. Em seu método, chamado de maiêutica*, ele tendia a despojar a pessoa da sua falsa ilusão do saber, fragilizando a sua vaidade e permitindo, assim, que a pessoa estivesse mais livre de falsas crenças e mais susceptível à extrair a verdade lógica que também estava dentro de si. Sendo filho de uma parteira, Sócrates costumava comparar a sua atividade com a de trazer ao mundo a verdade que há dentro de cada um. Ele nada ensinava, apenas ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opiniões próprias e limpas de falsos valores, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, de acordo com a consciência, e que não se pode obter expremendo-se os outros. Até mesmo na atividade de aprender uma disciplina qualquer, o professor nada mais pode fazer que orientar e esclarecer dúvidas, como um lapidador tira o excesso de entulho do diamante, não fazendo o próprio diamante. O processo de aprender é um processo interno, e tanto mais eficaz quanto maior for o interesse de aprender. Assim, as finalidades do diálogo socrático são a catarse e a educação para o autoconhecimento. Dialogar com Sócrates era se submeter a uma "lavagem da alma" e a uma prestação de contas da própria vida.

Em seu método, ao iniciar uma conversa, Sócrates sempre adotava a posição de uma pessoa ignorante, que apenas "sabe que nada sabe". E justamente por usar esta afirmativa, ele forçava as pessoas a usarem a razão. Ele entrava de tal forma na conversa, e de tal forma a dominava, que era capaz de aparentar uma maior ignorância ou de mostrar-se mais tolo do que realmente era. Seus discípulos mais fieis já sabiam que quando o opositor caia nesta jogada, logo logo levaria um tombo tremendo quando o quadro se invertesse. E esta era a principal técnica do método de Sócrates: usar a ironia. Foi assim que ele expôs muitas das fraquezas do pensamento ateniense. Um encontro com Sócrates podia signifcar o risco de expôr-se ao ridículo. Mas as pessoas que passaram por isto e conseguiram superar o choque do orgulho ferido, indo até o fim no processo cartático, acabavam por extrair de si mesmo a resposta em tudo lógica e compatível com os problemas expostos, dando-lhe a solução. O resultado é que o indivíduo sentia uma verdadeira sensação de iluminação, de descoberta, de ter dado à luz algo de valioso que havia dentro de si, mas de que não tinha a mínima consciência. Foi assim que Sócrates conquistou fervorosos discípulos. Mas se a pessoa entregava-se ao orgulho ferido, tornava-se um inimigo feroz. E esta foi a razão que lhe custou a vida.

Sócrates acreditava na superioridade da fala sobre as palavras escritas. Desta feita, nunca escreveu seus ensinamentos. Ele criticava a palavra escrita chamando-a de artificial, em vez de viva, dizendo que não se pode fazer perguntas a uma palavra escrita. Os ensinamentos de Sócrates que encontramos foram escritos por seus discípulos, notadamente Platão e Xenofonte. Outra fonte importante são as várias referências feitas a Sócrates na obra de Aristóteles.

Sócrates foi inovador no método e nos tópicos em que ele abordou. Sua contribuição à filosofia ocidental foi essencialmente de caráter ético. Seus ensinamentos visavam chegar ao entendimento de conceitos com justiça, amor e virtude, procurando definições gerais para tais idéias. Ele acreditava que o vício era o resultado da ignorância e que as pessoas não são más por escolha. A virtude vem do conhecimento; aqueles que tem conhecimento têm virtude e, portanto, agem corretamente e as pessoas que não agem eticamente, o fazem por falta de conhecimento. Acreditava também que o homem é a sua razão, seu intelecto, seus conceitos éticos, sua personalidade intelectual e moral e sua consciência.

Sócrates focava sua busca em como viver uma vida correta. Dizia que aqueles que estudavam o ser humano podiam aplicar seu conhecimento para uma automelhora ou para melhorar os outros.

Alguns exemplos dos tópicos explorados por Sócrates são: O que é o bonito? O que é justo? O que é injusto? O que é coragem? O que é ser nobre? O que é vergonha? O papel da música na vida? Poesia? Guerra? Autocontrole? Desejos humanos? Prazer? Excesso? Luxúria?
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos.

Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas idéias contrárias ao funcionamento da sociedade na época. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.

Ao mencionarmos Sócrates é imprescidível falarmos também sobre o Oráculo de Delfos. Alegadamente o oráculo proclamou Sócrates o homem mais sábio na Grécia, ao que Sócrates respondeu que, se assim era, isso devia-se a ser o único que estava ciente da sua própria ignorância. A afirmação está relacionada com um dos mottos mais famosos de Delfos, que Sócrates disse ter aprendido lá, Gnothi Seauton (ΓνωθιΣεαυτον): "conhece-te a ti mesmo". O nome Delfos tem origem em Delphinios, um epíteto para Apolo originado em sua ligação com golfinhos. De acordo com lenda, Apolo foi a Delfos com sacerdotes de Creta no dorso de golfinhos.

Nota: Os golfinhos são alguns dos símbolos relacionados com a PNL! "Coincidência", hein?!


- Templo de Apolo em Delfos -

* Maiêutica

Criada por Sócrates no século IV a.C., a maiêutica é o momento do "parto" intelectual da procura da verdade no interior do Homem. A auto-reflexão, expressa no "conhece-te a ti mesmo", põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude. Sócrates aplicou-a para questionar os supostos "detentores do conhecimento", que na verdade eram os nobres, que diziam-se mais sábios que o resto da população, e logo, que podiam controlá-los, pois eram superiores. Sócrates, em praça pública, questionava os nobres e suas atitudes, e estes, nada sabiam responder. Mostrou para todos que os nobres apenas tinham mais dinheiro, mas em relação ao resto, eram iguais ao povo.

Maiêutica é também sinônimo de obstetrícia, parte da medicina que estuda os fenômenos da reprodução na mulher. Maiêuta é o médico que presta assistência à mulher e seu feto no período grávido-puerperal (obstetra).

"É o método que consiste em parir idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro dum contexto."

Como não poderia deixar de citar as benditas sincronias, já há algum tempo os nomes de vários filósofos citados aqui, vinham martelando em minha cabeça, como um sinal dos Deuses para que eu me aprofundasse no estudo das obras destes homens. A gota d´água foi uma excelente palestra proferida pelo Gabriel Chalitta, aqui em BH, na semana passada, durante a Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae Minas. Realmente eu estava no lugar certo, na hora certa. Gabriel falou sobre métodos empregados por Sócrates para se chegar ao conhecimento. Quero citar também outra excelente palestra, sobre motivação, proferida pelo Paulo Angelim, no mesmo evento e que foi uma das molas propulsoras para que eu decidisse mudar muita coisa em minha vida. Por falar nisto, já veio o insight para o assunto de amanhã: - Mudanças! Para tanto, conversaremos sobre Heráclito, outro filósofo grego.

2 comentários:

Lia Caroline disse...

http://www.gnubis.com.br/cgi-local/teste.pl?profile=ESFJ

Olha o meu perfil, cumpadi!!!!

Anônimo disse...

Temos aquela velha análise do ambiente ! Queremos ser discretos mas nem sempre somos ! estes testes são dificies de responder !!! pois são feitos com padrões para pessoas mais comuns!

abração semelhante de personalidade!