quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Diamantes

Carbono grafite*
Na carruagem das mudanças, hoje eu resolvi inverter toda a ordem de sequência das postagens, conforme tinha proposto no início do blog.
Diamante bruto**, carbono puro, cristalino, muito duro. Ocorre em várias cores.
 Fotografia do diamante Cullinan.
Quero me lapidar continuamente, para atingir o meu melhor...


Anel de brilhante (diamante lapidado).
Afinal, gente e diamante são prá brilhar!!!

* O carbono (do latim carbo, carvão) é um elemento químico,símbolo C de número atômico 6 (6 prótons e 6 elétrons) com massa atómica 12 u , e sólido a temperatura ambiente. Dependendo das condições de formação pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrópicas, carbono amorfo e cristalino em forma de grafite ou diamante.
O carbono é um elemento notável por várias razões. Suas formas alotrópicas incluem, surpreendentemente, uma das substâncias mais frágeis e baratas (o grafite) e uma das mais duras e caras (o diamante). Mais ainda: apresenta uma grande afinidade para combinar-se quimicamente com outros átomos pequenos, incluindo átomos de carbono que podem formar largas cadeias. O seu pequeno raio atómico permite-lhe formar cadeias múltiplas; assim, com o oxigênio forma o dióxido de carbono, vital para o crescimento das plantas (ver ciclo do carbono); com o hidrogênio forma numerosos compostos denominados, genericamente, hidrocarbonetos, essenciais para a indústria e o transporte na forma de combustível derivados de petróleo e gás natural. Combinado com ambos forma uma grande variedade de compostos como, por exemplo, os ácidos graxos, essenciais para a vida, e os ésteres que dão sabor às frutas. Além disso, fornece, através do ciclo carbono-nitrogênio, parte da energia produzida pelo Sol e outras estrelas.
Sob pressões elevadas, o carbono adota a forma de diamante, na qual cada átomo está unido a outros quatro átomos de carbono, encontrando-se os 4 elétrons em orbitaiss sp³, como nos hidrocarbonetos. O diamante apresenta a mesma estrutura cúbica que o silício e o germânio, e devido à resistência da ligação química carbono-carbono, é junto com o nitreto de boro (BN) a substância mais dura conhecida. A transformação em grafite na temperatura ambiente é tão lenta que é indetectável. Sob certas condições, o carbono cristaliza como lonsdaleíta, uma forma similar ao diamante, porém hexagonal, encontrado nos meteoros.
**O diamante é a única pedra preciosa composta de um único elemento - o carbono. Os diamantes são extraídos principalmente da ex-URSS, África do Sul e Zaire, que juntos contribuem com mais de 3/5 da produção mundial. No entanto também se encontram alguns diamantes nos EUA (Arkansas, Virgínia, Wisconsin e Califórnia). A Índia, que era o único produtor de diamante antes do séc. XVIII, tem agora uma quota bastante reduzida na produção. Também já se encontram estes cristais em meteoritos.
O valor do diamante reside na ausência total de impurezas e de cor.
[Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbono
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diamante]
Podemos dizer que o diamante é um carvão que mudou! Primeira boa notícia: o carbono é o pilar básico da química orgânica. Se conhecem cerca de 10 milhões de compostos de carbono e ele forma parte de todos os seres vivos... Segunda boa notícia, principalmente se você é brasileiro: Outros produtores importantes de diamante incluem o Botswana, a China, o Brasil, Angola e Namíbia.
E você, vai se transformar em diamante quando?
Vamos mudar com a ajuda da PNL?
Espero que continue comigo nesta viagem...

2 comentários:

Rowena Aranrot disse...

Saudações Ceallaghan!

Durante estes dias fiquei bem de pertinho observando os seus primeiros passos... Chegou de mansinho e logo disparou a caminhar por este mundo maravilhoso das letras. Timidamente foi andando, apertando o passo e hoje corre ligeiro por entre idéias e ensinamentos maravilhosos. Vence a barreira do tempo e desafia seus próprios limites. Incansável guerreiro... Avante!

Parabéns meu querido, que os Deuses iluminem sempre a sua mente e o seu coração, pois você ousou mudar e ser diferente, mais ainda! Como um verdadeiro filho de Avalon, sabe que o céu é o limite do infinito e o amor à magia, que dá forças e motivação para realizarmos nossos sonhos. Também amo você! Beijos meu diamante...

)O( Rowena Arnehoy Seneween

Lia Caroline disse...

Estamos sempre em busca dessa transformação: de carvão bruto em diamantes... Devemos ter em mente que nenhuma mulher penduraria um monte de carvão no pescoço, nem jogaria fora seus diamantes pelo simples fato de serem carvão melhorado... portanto, se não buscarmos evoluir seremos sempre um carvão a mais, entretanto, se melhorarmos e finalmente brilharmos, certamente seremos admirados e desejados, mesmo que a nossa essência seja o bruto carvão...

Até mais, cumpadi!!!